Secretaria Municipal de Saúde de Alto Paraíso deu início a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de Alto Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (12/04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza, objetivando combater a disseminação do vírus. A campanha deu início dia 12 de abril e finaliza no dia 10 de maio. Após esse período iniciam-se outras faixa etária e grupos contemplados.

Destacamos que essa campanha é de extrema importância, pois se trata de um agravo de relevância em saúde pública de período sazonal. Sendo assim, esta primeira fase constitui os grupos a serem vacinados, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização.

CRONOGRAMA DA VACINAÇÃO:
Crianças de 6 meses a menor de 6 anos;
Gestantes em qualquer idade gestacional;
Puérperas até 45 dias;
Trabalhadores em saúde.

INFLUENZA
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Os Vírus Influenza sazonais circulam causando doenças em humanos anualmente. Em regiões de climas temperados os casos de influenza tendem a ocorrer sazonalmente nos meses de inverno, disseminando de pessoa a pessoa por meio de espirros, tosses ou contato com superfícies contaminadas.

Moacyr Bezerra-AI

Fonte:DECOM/PMAP