Especialista da CNM orienta equipes municipais da saúde

“Em atendimento individualizado sobre a gestão da saúde, a secretaria municipal de saúde de Alto Paraíso – SEMSAU ‘obteve nesta quarta-feira (20) orientações importantes sobre captação de recursos, formação de equipe e utilização de emenda parlamentar para custeio e investimento.

Equipe da Semsau, recebe capacitação


Equipes de diversas prefeituras receberam atendimento individualizado sobre a gestão da saúde, ofertado pela Associação Rondoniense de Municípios – AROM. A breve oficina foi aplicada na sede da entidade pela especialista e consultora da CNM para a área, Dra. Carla Estefanía. A agenda técnica é parte da capacitação a mais de 150 técnicos e secretários municipais de saúde, que ocorrerá nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), no auditório do IFRO, em Porto Velho.
No encontro técnico, na entidade, foram tratados inúmeros assuntos pertinentes ao setor, com orientações em casos concretos trazidos pelos participantes. Entre as principais dúvidas trabalhadas estiveram o uso dos recursos transferidos pelo Ministério da Saúde nas formas mensais, fundo a fundo, e emenda parlamentar para custeio e investimento.
A Dra. Carla também abordou com os municipalistas as fontes de dados quanto aos procedimentos de internações e outros quesitos referentes à qualidade da atenção básica. A consultora fez sugestões técnicas, para aprimorar a gestão municipal, como a formação de equipes e ainda a análise de viabilidades sobre aderir ou não a programas ministeriais, considerando sempre as características dos municípios.
Ao concluir o dia de atendimentos na AROM, Estefanía fez avaliações destacando a necessidade de atualização de conhecimentos por parte dos técnicos envolvidos na gestão de saúde municipal em Rondônia. “Também foi interessante verificar que as dúvidas vêm não apenas de gestores da saúde, como das áreas financeira e contábil dos municípios”, disse.



Fonte:DECOM - AROM




Últimas notícias

Carregando...