A SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) juntamente com a CPRM iniciam os trabalho de levantamento geográfico em Alto Paraíso

Projeto contribuição da CPRM ao desenvolvimento sustentável dos municípios de RO: Alto Paraíso

A experiência desenvolvida pela CPRM na execução de produtos técnicos de interesse dos municípios consolidados nos projetos PRIMAZ e ADEMA, favoreceu a apresentação de uma proposta de trabalho para membros do poder legislativo, daí resultando o aporte de uma emenda parlamentar, que possibilitou a elaboração detalhada da referida proposta, com a sugestão de produtos temáticos diferenciados, abrangendo um universo de cinco municípios, dentro dos quais o Município de Alto Paraíso estava contemplado.

ATIVIDADES A EXECUTAR EM SETEMBRO / OUTUBRO

Ao início do mês de setembro, estão sendo retomados os trabalhos de campo em vários municípios, estando previstos para este mês e primeira quinzena de outubro, as seguintes atividades em Alto Paraíso:

Levantamento Geoquímico Multiuso

Trata-se de um produto de alto valor agregado, onde serão coletadas amostras de sedimento de corrente e de água em mais de 30 pontos distribuídos em toda sua extensão territorial, inclusive na mancha urbana.
Estas amostras serão submetidas a análises diversas para mais de 30 elementos, permitindo uma avaliação da qualidade da água, eventuais índices de contaminação, conteúdo mineral dos sedimentos das drenagens, entre outras informações.

Mapeamento Geológico e Identificação de Recursos Minerais

Esta atividade irá levantar todo o substrato geológico do espaço municipal, identificando as unidades rochosas e caracterizando a sua potencialidade mineral, com ênfase para minerais de estanho (cassiterita).
Em paralelo a atividade de campo, será efetuado um levantamento detalhado junto ao DNPM-RO para identificar os detentores de direitos minerários, a substância requerida e a fase atual dos processos. Este levantamento será realizado por um geólogo da CPRM, lotado na unidade regional de Belém, sendo acompanhado por um funcionário da administração municipal.

Padrões de Relevo

Com a execução deste produto, o território de Alto Paraíso será submetido a uma varredura de sua conformação topográfica, identificando e caracterizando todos os padrões de relevo, desde as partes mais altas até as planícies de inundação rebaixadas dos sistemas de drenagem.
Pretende-se evidenciar em um produto cartográfico as nuances morfológicas observadas no campo, favorecendo o planejamento de ocupação agrícola e a preservação de áreas vegetadas. Este trabalho será acompanhado por um geomorfólogo procedente do ERJ e por técnicos da Prefeitura Municipal.

Produtos

Com a conclusão dos trabalhos da CPRM em Alto Paraíso, será fornecida aos órgãos municipais uma base de dados de grande porte consolidados em temas diversos, tais como geologia, relevo, qualidade das águas superficiais, potencialidade de água subterrânea, suscetibilidade a fenômenos naturais, entre outros, capazes de subsidiar o desenvolvimento do município em bases sustentáveis, preservando-se áreas suscetíveis à introdução de processos de ocupação antrópica.
É importante salientar que a administração municipal, para receber os produtos derivados deste projeto, NÃO DESEMBOLSARÁ NENHUM RECURSO FINANCEIRO, cabendo a ela apenas proporcionar o acompanhamento dos trabalhos através de uma equipe integrada por servidores municipais.

Fonte:DECOM-PMAP