Recebimento de Alimentos para o ABRIGO LAR PARAÍSO DA ESPERANÇA

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMTAS, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), recebeu hoje pela manha no antigo espaço da feira municipal de Alto Paraíso, alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o ABRIGO LAR PARAÍSO DA ESPERANÇA.

Recebimento de Alimentos para o ABRIGO LAR PARAÍSO DA ESPERANÇA

O objetivo do programa destaca-se a diversificação da produção agrícola da pequena propriedade rural, sendo que o produtor familiar é estimulado a produzir e fornecer sempre um número maior do que três produtos, para que tenha oferta em épocas distintas e promovendo a fixação do trabalhador no campo. Por outro lado, com a doação dos alimentos, o PAA garante para que populações em situação de risco alimentar recebam alimentos variados e com garantia nutricional. Normalmente, são produtos in natura como frutas, cereais, hortaliças, farinha, entre outros, sendo que cada agricultor pode fornecer uma cota anual de até R$6,5 mil reais, as Familiares em estado de Vulnerabilidade Social e Riscas interessadas a se cadastrar para receber os alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), deve procurar o CRAS pra se cadastrar, lembrando que será selecionada através de visita domiciliar por uma Assistente Social.
Escolas, creches, entidades assistenciais como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), CRAS, entre outras. Em todas elas, os dirigentes responderam a um questionário para identificar o grau de satisfação e a periodicidade no recebimento dos alimentos. Além disso, foi fiscalizada a documentação relativa ao programa, bem como feita vistoria junto a cozinhas e depósitos para certificar a qualidade e as condições de armazenagem dos alimentos recebidos.
O Programa de Aquisição de Alimentos/PAA, custeado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, e gerido em Rondônia pela SEAGRI, investiu cerca de R$ 50 milhões na aquisição de alimentos da agricultura familiar nos últimos cinco anos, destinando os produtos a entidades que trabalham com populações que enfrentam insegurança alimentar.
A logística de cadastramento dos produtores, recepção e distribuição dos alimentos é feita pela Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER-RO, com a participação das entidades assistenciais que recebem os alimentos em doação.