I Fórum Comunitário Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

I Fórum Comunitário Selo UNICEF

Na tarde do dia 16 de julho aconteceu o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, no auditório da igreja Assembleia de Deus, o município de Alto Paraíso aderiu ao programa e realizamos a primeira parte do Fórum, foi dividido em dois dias na parte da tarde e amanhã (17), acontecerá a segunda parte com os trabalhos de grupos.

Essa iniciativa vem contribuindo para que o Brasil reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do AdolescenteO Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados..

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira. Conheça alguns dos resultados das edições anteriores do Selo (2005-2006; 2007-2008; 2009-2012: na Amazônia e no Semiárido).

Na Edição 2013-2016, mais de 1.700 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se no Selo UNICEF Município Aprovado. E em dezembro de 2016, UNICEF entregou o Selo para 504 munícipios que melhoraram indicadores e mobilizaram a sociedade em prol dos direitos da infância e da adolescência. Saiba quais são os municípios brasileiros que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado na Amazônia e no Semiárido.

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico do Selo.

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e está articulado com o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais.

Fonte:DECOM - PMAP