Equipe Volante do CRAS levando Assistência Social para todos

Equipe Volante do CRAS leva ações de proteção social a comunidades

Prefeitura Municipal de Alto Paraíso através Secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, desde o dia 25 de maio esta com a equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) esta prestando serviços de assistência social às famílias que residem em locais de difícil acesso (áreas rurais, comunidades, vilas e assentamentos, dentre outros), a ação tem como objetivo suprir as necessidades de quem precisa atualizar ou fazer o Cadastro (instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família), além do atendimento já oferecido no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Equipe de entrevistadores sociais faz a consulta, triagem e a aplicação dos questionários para a população de Alto Paraíso. A ação será realizada nos colégios da zona rural, o atendimento será das 8h às 16h conforme cronograma de atendimento abaixo.
De acordo com o secretário Municipal Osvaldo Teodoro – a ação visa suprir a demanda nos CRAS, local, onde a população acessa o serviço para realizar o Cadastro, principalmente para os moradores da zona rural. “Com o serviço da equipe volante do CRAS ,teremos a possibilidade de incluir ate 500 famílias que tiver o perfil para a inclusão para receber o beneficio,sendo assim ampliando a capacidade de atendimento para a população”, explica.
O Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, fundamental para a concessão dos benefícios, como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada, serviço de cidadania (RG, Carteira de Trabalho e serviço de INSS entre outros). Funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. Além do atendimento no CRAS, equipe de entrevistadores também realizam atendimento volante, que são ações cadastrais de forma descentralizada em unidades públicas do município, na rede sociaoassistencial ou em espaços comunitários. Vale referir que Alto Paraíso possui mais de 2.809 mil famílias cadastradas (aproximadamente 8.418 mil pessoas).
A ação na região se repetirá ate o dia 13/07, nos locais e horários abaixo.

RIBEIRO COUTO LC, 80-B30 25 DE MAIO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA
UNIAO DO ALTO ALEGRE LC. 85-BO 01 DE JUNHO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA
ENTRE RIOS LC. 95-B0 08 DE JUNHO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA
OSVALDO DE ANDRADE LC. 95-TB.20 15 DE JUNHO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA
PADRE ANGELO SPADARI LC. 100-TB 20 22 DE JUNHO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA
DONA TEREZA CRISTINA LC. 105-TB40 29 DE JUNHO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA
MAURICIO DE NASSAU LC. 110-TB.10 13 DE JULHO 08: HS DA MANHA ATE AS 16: 00 HORA

Documentos CRAS Ponto dos Volantes
Para dar entrada no Bolsa Família, primeiramente você precisa fazer o Cadastro Único. Veja quais são os documentos que você deve levar ao CRAS para realizar o cadastro.
Representante da família
CPF ou o Título de Eleitor
Comprovante de residência (água ou luz); este documento não é obrigatório, mas facilita o preenchimento do cadastro.
De preferência mulher, a representante da família será a pessoa responsável por responder às perguntas feitas pela equipe do CRAS para a realização do cadastro. Ela deve ter pelo menos 16 anos, fazer parte da família e morar na mesma casa dos outros membros da família.

Equipe Volante do CRAS leva ações de proteção social a comunidades

Fonte:DECOM - PMAP