1ª Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, Através da Secretaria de Estado da Assistência Social - SEAS promove a 1ª Reunião Ampliada de Segurança Alimentar e Nutricional com participação dos Municípios de Rio Crespo , Cujubim , ITapuã do Oeste e Monte Negro, realizada na Câmara Municipal.

O modelo de produção e consumo de alimentos é fundamental para garantia de segurança alimentar e nutricional, pois, para além da fome, há insegurança alimentar e nutricional sempre que se produz alimentos sem respeito ao meio ambiente, com uso de agrotóxicos que afetam a saúde de trabalhadores/as e consumidores/as, sem respeito ao princípio da precaução, ou, ainda, quando há ações, incluindo publicidade, que conduzem ao consumo de alimentos que fazem mal a saúde ou que induzem ao distanciamento de hábitos tradicionais de alimentação.

A soberania alimentar é um princípio crucial para a garantia de segurança alimentar e nutricional e diz respeito ao direito que tem os povos de definirem as políticas, com autonomia sobre o que produzir, para quem produzir e em que condições produzir . Soberania alimentar significa garantir a soberania dos agricultores e agricultoras, extrativistas, pescadores e pescadoras, entre outros grupos, sobre sua cultura e sobre os bens da natureza.

Fonte:DECOM-PMAP