Prefeitura de Alto Paraíso investe mais de 100 mil reais em tecnologia, se moderniza e população se beneficia com novos serviços

A prefeitura de Alto Paraíso, através da secretaria municipal de administração vem investindo pesado na aquisição de novos equipamentos de tecnologia para a modernização de toda a infraestrutura de TI do município de Alto Paraiso-RO.
Fato é que a gestão ao tomar posse se deparou com equipamentos antigos e defasados, com uma infraestrutura a contento com as novas necessidades de prestação de serviços aos munícipes.
Desta forma a prefeita Helma Amorim, logo, se sensibilizou pelo fato de contribuir significativamente para a melhoria e agilidade dos processos, começando assim um processo de modernização do parque tecnológico do município.
Primeira medida foi adquirir um novo servidor de dados, onde foi implementado os serviços de eSUS e Nota fiscal eletrônica NFe, possibilitando assim aos agentes de saúde conectar através da internet e informar suas produções de saúde, sem a necessidade de se deslocar das linhas vicinais do município ate a secretaria de saúde onde eram feitas as entregas de suas produções, hoje o agente de saúde faz a entrega da produção via internet.
Dando continuidade a modernização e redução de custos, foi adquirir um roteador/firewall de internet, que possibilitou a integração de todos os links de internet em um único equipamento, eliminando assim a necessidade da contratação do serviço de internet via rádio, economia de mais de 5 mil reais por mês.
Uma vez centralizada o controle dos links de internet, foi dado início a criação de uma intranet interligando todos os pontos externo a sede da prefeitura, onde foi adquirido equipamentos de rede sem fio para interligação dos pontos: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, UBS Rural e Urbana e o Hospital Osvaldo Cruz. Todos esses estabelecimentos hoje fazem parte da intranet municipal, possibilitando assim que as secretarias tenha acesso aos sistemas de gestão municipal e a internet, evitando que o servidor publico da secretaria de saúde, por exemplo, tenha que se deslocar até a prefeitura para utilizar o sistema.
Uma vez feita toda a infraestrutura base de sustentação dos novos serviços e interligação dos prédios públicos, deu início a modernização dos terminais de trabalho, onde foi entregue no mês de maio, 12 novos computadores para a secretaria de administração, 02 impressoras de grande porte, 02 impressora de médio porte, 03 impressoras de pequeno porte e 01 escâner de grande porte. Equipamentos esses que agilizam os trabalhos e melhoram a eficiência na prestação de serviços aos munícipes de Alto Paraíso.
O responsável pelo departamento de informática do município, Cleyton Ferrari comenta “vivemos um momento muito positivo na modernização do nosso parque tecnológico. A entrega de todos esses equipamentos e investimentos é mais uma etapa no melhor atendimento ao cidadão do município. Hoje os agentes de saúde com o uso dos tablets se conectam a internet e informam sua produção sem a necessidade de se deslocar da linha C 110 ate a secretaria de saúde para informar sua produção, hoje é feito tudo pela internet, graças a esses novos equipamentos adquiridos pela atual gestão, outro exemplo, os funcionários da secretaria de assistência social, tinham que se deslocar até a sede da prefeitura para fazer um pedido de compra, e ainda conseguir um computador para digitar tal pedido, hoje com a interligação dos prédios públicos, eles utilizam o sistema na própria secretaria”.
Secretária de Administração, Eliani Zomerfeld comenta “Estamos investindo em melhorar todos os processos na administração, só em tecnologia neste ano investimos mais de 100 mil reais de recursos próprios na entrega de novos equipamentos, seguimos firmes modernizando nossa estrutura administrativa. Investimento esse que visa melhor o atendimento aos munícipes e dá mais praticidade aos trabalhos dos nossos servidores municipais”.

Fonte:DECOM - PMAP