Prefeita participa de capacitação com ACS’s do município e anuncia cumprimento do piso nacional da categoria

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 26, a prefeita Helma Amorim, em companhia das secretarias de Administração Planejamento e Finanças Eliani Zomerfeld Verão e Sandra Costalonga secretária de Saúde anunciou que os profissionais ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde)do município de Alto Paraíso passarão a receber o piso salarial da categoria e se comprometeu que além de cumprir o piso irá pagar o retroativo a todos eles.

A notícia veio de encontro com uma reivindicação antiga da categoria que agora tem sua principal demanda atendida.

“É um prazer poder com mais esse compromisso, na verdade é um direito deles e isso tem que ser respeitado! Esses profissionais são os que conhecem a realidade casa a casa de cidadão e ajudam desafogar o já sobrecarregado sistema de saúde pública. Em um passado muito recente era impensável até mesmo cumprir deveres como esse e hoje estamos mostrando que com austeridade e seriedade estamos colocando o município nos trilhos” disse a prefeita.

A secretária Sandra falou dos investimentos necessários e dos que estão sendo feitos no setor de saúde de um modo geral para aparelhar cada vez mais a saúde local.

“Só se faz saúde com gestão e investimento e graças a determinação da prefeita Helma Amorim estamos avançando. Essas melhorias vão refletir na qualidade do ambiente de trabalho de todos vocês” salientou Sandra.

Os servidores participaram de uma capacitação realizada por uma técnica da área para trazer atualizações sobre o papel do ACS. As novas diretrizes do Ministério da Saúde foram apresentadas e eles saem ainda mais qualificados para desempenhar seu principal papel que é de trabalhar com saúde preventiva.

Em relação as finanças a secretária Eliani sinalizou saúde financeira do município para poder cumprir esse importante compromisso com a categoria.

“Se nesse momento estamos conseguindo honrar esse compromisso é porque as medidas tomadas pela prefeita Helma para garantir saúde financeira estão surtindo efeito e eu me sinto muito feliz de poder contribuir para esse momento tão especial de vocês” finalizou a secretária.

Fonte:DECOM - PMAP